Pesquisar no site

PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO

    O British Shorthair é um gato gentil, amistoso e carinhoso, que aprecia muito receber atenção do dono, sem ser exigente. Se adapta bem a apartamento, e não necessita de muita atenção nem cuidados intensivos, sendo um animal bastante independente, que também curte ficar sozinho. São extremamente limpos e não gostam de utilizar a caixa de areia quando está suja.

    Os filhotes são muito ativos e extremamente brincalhões (para eles, tudo se transforma em brinquedo!), enquanto os adultos são mais calmos e preguiçosos, podendo passar o dia inteiro no chão dormindo. Todavia, mesmo adultos eles continuam interessados em brincadeiras, principalmente quando se trata de caçar objetos, como um pedaço de barbante, uma bolinha de papel, um “sininho”, etc. Na nossa experiência, mesmo quando estão com preguiça, basta insistir um pouco que eles vêm brincar.Apesar de brincalhões, não são agitados nem destrutivos; e por serem também muito inteligentes, facilmente distinguem o que lhes é permitido fazer do que não é. Assim, com algum treino, eles rapidamente aprendem que não podem arranhar o sofá ou subir em cima da mesa.

    O British em geral não aprecia muito “ficar no colo” ou ser carregado, mas adora estar sempre próximo ao dono e tentar agradá-lo, deitando-se ao seu lado no sofá ou na mesa de trabalho, ou perseguindo-o pela casa como um guarda-costas. Alguns têm o costume inclusive de ir até a porta receber o dono quando chega em casa (Chase sempre faz isso, desde pequeno).Essa raça possui alguns comportamentos mais característicos de cachorros, como esperar o dono na porta, se deitar de barriga para cima para ser acariciado ou pegar um objeto que o dono joga e trazê-lo de volta (para esse último é necessário algum treinamento).

    Normalmente, preferem ficar no chão por se sentirem mais seguros, principalmente os machos, que são mais pesados e têm dificuldade em dar saltos. Todavia, se tiverem segurança, podem optar por se acomodar numa prateleira ou móvel mais alto, para dormir ou ficar observando tudo que acontece na casa, outra coisa que eles adoram fazer (são animais muito observadores). Na nossa casa, Bella adora subir na prateleira mais alta para dormir, enquanto Chase prefere o chão. Mas basta jogarmos um objeto em cima da prateleira pra o fazer escalar até lá.

    Os gatos British Shorthair não são barulhentos, e quando miam, o fazem baixinho. Mas se estiverem incomodados ou ansiosos com algo (por exemplo, se forem carregados no colo e se sentirem desconfortáveis, ou se perceberem que estão prestes a receber uma comida de que gostam), podem miar para chamar a atenção do dono. Outras vezes miam baixinho pra demonstrar satisfação, como quando estão sendo acariciados.São gatos tolerantes com crianças e outros animais, desde que sejam adaptados aos poucos, e que o dono distribua carinho igualmente a todos. Também se relacionam bem com crianças, que em geral adoram sentir sua pelagem macia, que lembra um ursinho de pelúcia

    O British é uma raça muito resistente a doenças, mas como todo animal, deve ser bem cuidado e estar sempre com a vacinação em dia.