Pesquisar no site

16/05/2010 09:32

 

O British Shorthair, ou Pêlo Curto Inglês, é provavelmente a raça de gato mais antiga da Inglaterra, e uma das mais populares. Sua origem remonta aos gatos domésticos romanos, que acompanharam as tropas na invasão da Bretanha, há aproximadamente dois mil anos atrás. Na época, o objetivo principal da criação de felinos era o combate aos roedores.

A raça oficial British Shorthair surgiu a partir do trabalho de seleção e criação realizado pelo inglês Harrison Weir, no século XIX. Ele organizou a primeira exposição felina, em 13 de março de 1871, em Londres, ocasião em que apresentou a raça oficialmente, nomeando-a de “british” para distingui-la de outras raças e “shorthair” para enfatizar a diferença da pelagem em relação aos persas e angorás, de pelagem longa.

No século XX, com a 1ª e 2ª Guerra Mundial, a população de British shorthair foi quase dizimada. Devido a essa escassez, foram realizados cruzamentos com persas para re-estabelecer a raça, e a partir desses cruzamentos foram surgindo os mais variados padrões de cores, bem como a pelagem densa e corpo massivo que encontramos hoje.

Atualmente, o British Shorthair é reconhecido por todas as associações de criadores de felinos do mundo.

https://www.google.com.br